Um apagão cibernético detectado na madrugada (no Brasil) do dia19 de julho, provocou um verdadeiro caos global, afetando diversos setores importantes, como aviação, bancário e comunicações.

O incidente causou a interrupção de centenas de voos em várias partes do mundo, deixando passageiros sem respostas e aeroportos em estado de confusão. Além disso, bancos enfrentaram problemas significativos em suas operações, impedindo transações financeiras e causando preocupação entre os clientes.

A falha também impactou seriamente as comunicações globais, tanto no âmbito pessoal quanto corporativo. Empresas enfrentaram dificuldades para se comunicar internamente e com seus clientes, resultando em perdas financeiras e operacionais.

A interrupção dos serviços de comunicação também afetou serviços de emergência, dificultando a coordenação de respostas a crises em diversas regiões.

O apagão afetou usuários da Microsoft, que tiveram problemas para acessar serviços e aplicações do Microsoft 365.

O caos global foi causado por falha em um software fornecido pela Microsoft em parceria com a companhia de segurança cibernética CrowdStrike. As empresas afirmaram, em comunicados separados, que estavam trabalhando para combater o problema.

Nas primeiras horas da manhã do dia 19/07/2024, o CEO e presidente da CrowdStrike, George Kurtz, fez uma publicação confirmando o ocorrido.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows”, afirmou Kurtz.

Apagão Cibernético foi resolvido

A Microsoft e a empresa de cibersegurança CrowdStrike prometeram que os problemas gerados pelo apagão cibernético global já foram resolvidos. As duas companhias informaram que já corrigiram a falha que desencadeou transtornos em todo o mundo.

Após confirmar as falhas, a Microsoft garantiu ter identificado e reparado o problema, mas admitiu que ele pode persistir por algumas horas, afetando alguns aplicativos e serviços do Office 365. “A causa subjacente foi corrigida, no entanto, o impacto residual continua afetando alguns aplicativos e serviços do Microsoft 365. Estamos conduzindo mitigações adicionais para resolver o problema,” disse o perfil no X Microsoft 365 Status.

Já a empresa CrowdStrike informou, posteriormente, ter corrigido o defeito encontrado em uma atualização do driver do Falcon Sensor, que estaria provocando uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft.