No setor contábil, a quantidade de profissionais atuantes e que ingressam no mercado de trabalho todos os anos é extremamente grande. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, em outubro de 2023, apenas no Estado de São Paulo são 154.346, número que corresponde a 29% do total de profissionais do Brasil, qual seja, 529.733. 

Com a concorrência cada vez mais acirrada, buscar novas estratégias para a diferenciação de mercado é essencial. É necessário analisar o contexto empresarial de forma macro para identificar oportunidades. Uma dessas oportunidades é a conformidade com a LGPD.

Segundo pesquisa, cerca de 90% da população acredita que seus dados pessoais não estão devidamente protegidos e 75% se preocupam com a má utilização de suas informações por empresas. Quanto às empresas brasileiras, 85% ignoram totalmente a LGPD. Dos 15% remanescentes, 78% não conseguem se adequar devidamente. 

Queiramos ou não, cumprir a lei é um dever das empresas contábeis e dos profissionais do setor. Porém, analisando os números acima, pode ser um grande diferencial de mercado se a conformidade com a LGPD for utilizada como uma forma de marketing positivo.  

Se você, leitor, que ainda não foi questionado por algum cliente, seja pessoa física ou jurídica, sobre quais as medidas que adotou para estar em conformidade com a LGPD, saiba que este dia está muito próximo. 

Aqui na Legal Comply, já tivemos inúmeros clientes que ganharam concorrência por estarem adequados à LGPD ou, ainda, mantiveram clientes em sua base ao demonstrarem profissionalismo e zelo com a utilização de dados pessoais. 

A proteção de dados pessoais virou ponto crucial para o início ou manutenção de quaisquer relações comerciais existentes entre empresas e seus clientes. 

O atual universo empresarial já não tolera mais o amadorismo. Ter uma gestão profissional, cumpridora de suas obrigações é essencial para a perpetuação das empresas. Neste sentido, com o amplo acesso às informações relacionadas à LGPD, a adoção de medidas eficazes, capazes de cumprir de fato o que dispõe a lei, é primordial. 

Comumente me deparo com profissionais contábeis que dizem estar em conformidade com a LGPD pelo simples fato de inserirem uma cláusula sobre a lei em seus respectivos contratos de prestação de serviços. O “Doutor Google”, em muitas vezes, não é uma fonte de informações confiável. Atribuir-lhes obrigações sem a garantia de que possam cumpri-las demonstra amadorismo.

Eu, como consumidor de serviços contábeis, confio às empresas do setor informações pessoais minhas, dos meus familiares, dos meus colaboradores e dos clientes. Com toda a certeza, caso tais empresas não tivessem demonstrado a conformidade com a LGPD, eu buscaria outros prestadores de serviços. 

Neste sentido, cabe às empresas contábeis enxergarem o “copo meio cheio”, entenderem a necessidade de se adequarem à LGPD, utilizarem tal adequação como forma de marketing positivo e um diferencial de mercado, usufruindo dos benefícios que tudo isso pode lhes proporcionar.

Nós, da Legal Comply, contamos com um time de profissionais capacitados para auxiliar você a sua empresa neste momento. Conte conosco.