Nos últimos anos temos visto um aumento na utilização de tecnologias no dia a dia das empresas, muito em função da pandemia, que “forçou” a adoção de tais mecanismos para a própria sobrevivência das organizações. Com o mercado cada vez mais conectado, debates cruciais em relação à privacidade e proteção de dados pessoais foram ampliados.
Tornou-se cada vez mais comum a publicação de notícias referente à vazamento de dados, ataques hackers, etc. Diante disso, os consumidores estão cada vez mais receosos em compartilhar suas informações pessoais com as empresas, que, por suas vezes, precisam se preparar para atender aos requisitos da LGPD, porém dependem dessas informações para personalizar produtos ou serviços.
Aqui está uma boa oportunidade para que as empresas tenham um diferencial competitivo. Cada vez mais a adoção de medidas capazes de satisfazerem a LGPD é vista como um ponto positivo pelo mercado.
Infelizmente, há uma distorção do entendimento da lei, que é vista como fonte de despesas e custos e só uma mudança cultural poderá mudar essa chave. No entanto, é importante que a organização veja a adequação à LGPD como um investimento estratégico que contribui para construir reputação.
Essa interpretação equivocada se dá muito em função da falta de informação pela população de como a lei impacta no seu dia a dia, bem como pelo fato de ainda de haver muitos pontos obscuros com relação à regulamentação pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) no que diz respeito à forma fiscalização e de aplicação dessas sanções. Contudo, a previsão é que as sanções comecem a ser aplicadas no início do próximo ano.
Essa inércia das empresas também se dá pela cultura da maioria da população brasileira de se preocupar com o problema quando ele já existe, ao invés de preveni-lo. Porém, em muitos casos, a ocorrência de um problema pode gerar uma série de prejuízos para a empresa, sejam reputacionais ou financeiros. E como dito acima, em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, ter um diferencial é ponto crucial para o sucesso empresarial.
Assim, conquistar a confiança do cliente através da transparência no processo de tratamento dos dados pessoais de seus clientes é essencial para que eles se sintam confortáveis em fornecer suas informações pessoais, oportunizando às empresas a personalização de produtos e serviços.
Diante disso, é indispensável que haja uma mudança de cultura interna nas organizações no que diz respeito à privacidade e proteção de dados de seus clientes. Somente assim conseguirão manter seus clientes em sua base e conquistar outros tantos, uma vez que poucas empresas se atentaram à oportunidade apresentada pela LGPD.
Adiante-se às solicitações do mercado, adeque os processos da sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados.
Edgard Dolata
Sócio da Legal Comply
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