Após a pandemia da Covid-19 as empresas tiveram que adequar as atividades que antes eram realizadas de forma presencial, para o trabalho remoto em regime de home office.
Ocorre que, com a adequação das empresas ao trabalho remoto, um ponto de grande importância seria a segurança da informação e proteção de dados dos colaboradores e das empresas.
Isto porque, a Lei Geral de Proteção de Dados, prevê que as empresas possuem responsabilidade com os assuntos inerentes a empresa e aos dados considerados sensíveis de terceiros ou de colaboradores.
Sendo assim, é muito importante que as empresas façam treinamentos com seus funcionários, educando seus colaboradores com dicas e prevenções para garantir a segurança da informação no ambiente de trabalho remoto.
Veja algumas dicas para que as empresas garantam a proteção de dados no home office:

  1. Uso de senhas fortes
    Em todas as ferramentas utilizadas é muito importante que o colaborador, utilize senhas fortes, com uso de caracteres especiais.
    Além disso, é importante que o colaborador quando não esteja fazendo uso da máquina da empresa deixe o computador bloqueado, para que não fique acessível a qualquer pessoa.
  2. Conscientização da equipe
    É muito importante conscientizar a equipe sobre os riscos de acesso a links com URL falso que serve para coletar informações pessoais dos usuários, posto que, ao clicar no link o usuário estará dando aceso ao hacker a seu dispositivo.
  3. Utilização de ferramentas oficiais
    É importante utilizar canais confiáveis ao baixar ferramentas colaborativas, evitando utilizar versões desatualizadas ou baixadas online por meio de fontes desconhecidas.
    Garantir que os colaboradores utilizem apenas e-mail profissional em ferramenta oficial da empresa, pois o uso de e-mail pessoal para tratar assuntos sensíveis do trabalho, pode ser perigoso e deve ser evitado sempre.
    Por fim, a utilização de antivírus, proteção por firewall, recursos especiais como VPN e autenticação em duas etapas, devem ser utilizadas para garantir a proteção de dados da empresa, de seus colaboradores e fornecedores.
  4. Política de backup
    A empresa deve realizar de forma periódica o backup dos dispositivos de forma preventiva, sempre utilizando a versão mais recente e atualizada de seus documentos.
    Realizar a armazenagem de documentos em nuvem é uma solução eficaz aos empregadores para garantir a proteção segura dos dados em caso de perda ou roubo da máquina do colaborador.
  5. Ter suporte de TI remoto
    O sistema de suporte remoto de TI é muito importante para monitorar o funcionamento das máquinas dos colaboradores, garantindo melhor solução quando houve problemas na execução de suas atividades remotas.